5 dicas de Marketing para Advogados


Melhores dicas de marketing para os advogados se destacarem

Os advogados hoje percebem que parece que estamos em um mundo cheio de advogados, todos perseguindo os mesmos clientes procurados. No entanto, seguindo estas cinco dicas cruciais on-line, os advogados podem melhorar o seu marketing e se destacar no mercado:

  • Focando onde os clientes olham quando estão procurando por um advogado.
  • Capitalizando em três tendências tecnológicas específicas.
  • Dominando a primeira página do Google, colocando o conteúdo certo online.
  • Usar os mecanismos de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e publicidade paga por clique (PPC).
  • Automatizando o acompanhamento para que novos clientes entrem enquanto você dorme.

1) Esteja onde os clientes olham

Houve uma mudança radical na forma como os clientes procuram um advogado. A sociedade mudou. O costume era que os clientes pedissem a amigos, vizinhos ou colegas de trabalho recomendações para encontrar um bom advogado – mas isso implica tornar público um problema particular. Em vez disso, os clientes de hoje abrem seu computador ou celular e procuram um advogado sem precisar contar a ninguém. De acordo com algumas pesquisas, quando clientes em potencial procuram um advogado, cerca de 80% consultam o site da empresa.

Antigamente, os advogados podiam se concentrar nas listas telefônicas em Páginas Amarelas, mas se a publicidade das Páginas Amarelas não está morta, está morrendo rapidamente. Pesquisas on-line dominam qualquer coisa hoje em dia. Se as pessoas não tiverem um computador, elas terão um celular para ficar on-line. Mesmo que seus clientes em potencial não possuam um computador ou saibam como usá-lo – eles pesquisarão on-line em algum momento.

Certifique-se de que seu site seja bom para a visita de um cliente em potencial. As pessoas não se importam com advogados e sua formação. As pessoas se importam apenas com a maneira como um advogado pode resolver seus problemas. Quanto mais você fala sobre si mesmo, mais você vai desconectar as pessoas. Quanto mais você fala sobre os clientes, mais você vai envolvê-los.

2) Aproveite ao máximo as três tendências tecnológicas

Diferencie com uma resposta rápida. Os advogados devem ser muito ágeis quando uma pessoa preenche um formulário on-line em seu site ou clica em um botão de bate-papo on-line. A velocidade da resposta é mais importante do que qualquer outra coisa. As pessoas ficam genuinamente impressionadas quando se envolvem em um site e alguém responde em questão de minutos. Além disso, tenha em mente que, se uma pessoa estiver preenchendo um formulário em seu site, ele ou ela também estará preenchendo formulários em outros sites de escritórios de advocacia.

Claro, nenhum advogado tem tempo para monitorar as respostas do site tão de perto. É por isso que é inteligente criar funções de resposta automática em seu website para que o visitante receba uma resposta imediata por e-mail depois de assistir a um vídeo, por exemplo. Também faz sentido manter um fornecedor externo para responder a esses contatos. Esses serviços chamarão todos que contatarem sua empresa para que os consumidores possam ouvir uma pessoa real. Dessa forma, um consumidor pensa: “Posso interromper minha pesquisa porque estou nas mãos certas agora”.

Visitas pelo celular: Uma grande quantidade de pessoas no Brasil agora possuem um smartphone, e a maioria das pessoas gasta mais tempo em seus celulares do que em computadores de mesa, mas ainda existem muitos sites de advogados que não se adaptam à tela de celulares. Você deve verificar como seu site é exibido em um celular. Deve haver grandes botões e funções de tocar para ligar ou enviar e-mail.  Você precisa que as pessoas usem o dispositivo que estão segurando em suas mãos para ligar para você.

As pessoas esperam obter algo de graça online. Os advogados devem agregar valor online aos consumidores, porque é uma excelente maneira de fazer com que os visitantes façam o que você deseja. Seu site precisa dar algo útil em troca de um visitante divulgando suas informações de contato. Principalmente ler conteúdos sobre assuntos jurídios, também ele pode ser registrado para um programa gratuito, participar de um seminário on-line, inscrever-se em seu boletim informativo ou fazer o download de um e-book.

3) Domine a primeira página do Google no seu mercado local

É isso que todo escritório de advogados quer – e há uma dica excelente para isto. O “segredo do posicionamento” que irá gerar mais tráfego e mais possíveis clientes é o blog. Quanto mais você postar, mais possíveis clientes você obterá, de acordo com grandes empresas do segmento de marketing. Se você postar uma ou duas postagens de blog por mês, receberá uma quantidade mínima de respostas. Mas se você aumentar para 11 a 15 posts por mês, você duplicará o número de possíveis clientes e triplicará a quantidade de tráfego obtida.  Isso ocorre porque o Google adora conteúdo novo e original, que não aparece em nenhum outro website. Essa é a maneira mais fácil de acessar a página um do Google.  Hoje, os advogados não precisam escrever seu próprio material. Basta ir à faculdade de direito mais próxima e pagar aos alunos para escrever posts originais para você. Peça-lhes para escrever 30 notícias de material por mês. Desta forma, você adicionará 350 novas postagens de blog por ano e esmagará a concorrência. Publique de maneira criativa  sobre o que está acontecendo em seu mercado local – talvez uma empresa tenha sido citada pelo estado por violações ou talvez haja um relatório de segurança recém-lançado. Se você escrever sobre eventos locais, receberá chamadas locais. A técnica moderna é colocar informações on-line que envolvam visitantes, mantenham o interesse e façam com que elas voltem para mais. As postagens do blog não precisam ser texto estático e escrito. O Google também gosta: Vídeo: é a experiência emocionante que o colocará na primeira página do Google. O vídeo tem 50 vezes mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa do Google do que os resultados de texto simples.

4) Considerar o Google Adwords

Se você é um advogado e deseja ser encontrado por pessoas que buscam em sua região, nada melhor do que aparecer em destaque no Google. E você consegue isso através do Google AdWords, que é o principal programa de publicidade do Google. De acordo com uma decisão do Supremo Tribunal Federal, é permitido criar anúncios nesta plataforma no Brasil desde que:  “não utilize expressões imprecisas ou exageradas, ou que extrapolem a modicidade e o caráter informativo com o intuito de chamar a atenção do usuário para seu website”.  O primeiro passo na criação de uma campanha de anúncios no Google AdWords para o seu escritório de advocacia é fazer um bom planejamento de anúncios. Sem este planejamento as chances de sucesso ficam muito reduzidas.

5) Automatize o seu acompanhamento

Hoje existem ferramentas para automatizar  o contato inicial e de relacionamento com os possíveis clientes, oferendo os conteúdos postados, dicas e perguntando sobre as dúvidas dos clientes. Esta automação pode partir de um simples cadastro no formulário de contato ou até mesmo, como já citado, ao baixar algum material útil como um e-book, infográfico, planilha ou vídeo.  Uma automação é baseada em e-mails, onde de tempos em tempos ou baseada em alguma ação, a pessoa irá receber uma nova mensagem, dessa forma, estará sempre atualizada e seu escritório, conectado.

Larry Bodine

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